:: PSICAM :: A solução está em você
Resgate do Poder Pessoal Psicam
 
 

Desenvolvimento Mental – Método PSICAM

      O professor e pesquisador Darcy Cabral descobriu que certos Yoguins eram capazes de realizar façanhas extraordinárias como: mudar a pressão sangüínea, alterar o batimento cardíaco, mudar a temperatura do corpo ou tornar-se insensíveis à dor. Habilidades estas, que normalmente fogem ao controle consciente e voluntário. Verificou ainda: que vários destes indivíduos, já haviam sido testados cientificamente por especialistas de renome como o Dr. JOE KAMIYA, do Instituto Langley Porter de Neuropsiquiatria de São Francisco, e os Neurologistas Ingleses H. GUSTAUT e N. N. DAS. Cabral percebeu que todas estas pesquisas tinham trazido à tona, uma informação importantíssima. Os estudos com o EEG Eletroencefalógrafo mostravam que o cérebro destes Yoguins a fim de conseguirem realizar tais façanhas, pulsava numa freqüência conhecida como Ritmo ALFA. Este comportamento cerebral já havia sido observado em experiências feitas com Hipnose, nas quais o paciente era ajudado a obter um melhor rendimento escolar e a eliminar maus hábitos.
      
O ritmo ALFA é produzido pelo cérebro das pessoas hipnotizadas que podem, nesta condição, através de sugestões, deixar de sentir dor ou alterar o funcionamento de seus órgãos internos. Mais ainda, Cabral observou que uma pessoa em estado hipnótico manifesta capacidades extra-sensoriais tais como Clarividência, Telepatia e Premonição.
Darcy Cabral constatou, que muitas das descobertas e criações dos grandes gênios da Humanidade aconteceram quando eles estavam sonhando. Por exemplo, a máquina de costura, inventada por ELIAS HOVE; a descoberta do anel de benzeno, feita pelo alemão KEKULE; o desenvolvimento da Geometria Analítica, conseguido pelo filósofo francês RENEE DESCARTES; e a inspiração que levou o físico NIELS BOHR a idear o sistema da Mecânica Quântica na Física.
      
O professor descobriu ainda, que os antigos gregos já faziam dos seus sonhos, um meio para obter informações que lhes serviam para resolver problemas, da mesma forma que hoje muitas pessoas dizem consultar o travesseiro para resolverem os seus.
      
Quando uma pessoa dorme, passa por estágios de sono e de sonho. Mostrando, no período de sonho, um registro eletroencefalográfico semelhante ao dos yoguins em estado de meditação, ou às pessoas em estado hipnótico leve. A freqüência ALFA é , portanto, condição fundamental para que todas estas habilidades fossem desenvolvidas.
       O Dr. JOE KAMIYA tinha desenvolvido com sucesso um sistema de treinamento mental, com o uso de aparelhos de Biofeedback, através dos quais os indivíduos aprendiam a controlar seu ritmo cerebral. Mudando da freqüência BETA que corresponde ao estado de vigília, para o ritmo ALFA. Faziam isto, voluntariamente e sem perderem a consciência. Tal constatação levou Darcy Cabral a investigar a maneira em que poderia treinar indivíduos dentro desse ritmo sem depender de aparelhos, como no caso da técnica do Dr. Kamiya, passar dez anos de rigoroso treinando como no caso do Yoga; ou depender do uso da Hipnose.
       Como resultado destes estudos e de sua experiência com outros treinamentos mentais, codificou o MÉTODO DE DESENVOLVIMENTO MENTAL, o qual permite a qualquer pessoa, independentemente de seu grau escolar, idade ou mesmo formação religiosa (já que o método é baseado em princípios científicos), tirar maior proveito consciente de suas capacidades mentais e aprender como fazer um melhor uso dessas faculdades para qualquer fim honesto e positivo, dentro das áreas da educação, dos negócios, da saúde ou mesmo no campo social ou familiar.